Postagens populares

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sangue quente

Quando eu era criança, não botava muita fé naquela coisa de que "ninguém é velho se a alma for de espírito jovem". Achava isso uma baita sacanagem com os velhinhos que, muitas vezes, não mantinham vigor diário pelas diversas limitações físicas ou simplesmente gostavam de transparecer os reflexos da idade no comportamento ranzinza.

Coisa de criança observadora e pensativa, que confabula mil histórias com os mais variados desfechos na mente fértil. Agora percebo que o que realmente faz o humor, estilo de vida e o que traz a felicidade de alguém está dentro de cada um mesmo, independente da idade, história ou condições gerais.

Hoje, a prova viva de tudo isso pra mim, minha avó materna, Franscisca Morales, completa 80 anos de idade. 80 anos de amor aos que a cercam, de luta por uma vida melhor, de luta pela própria vida.

Esses dias, numa tarde qualquer, ela me disse: "Queria estar viva para te ver formada na faculdade. Agora que isso aconteceu vou ficar viva para ver um netinho seu correndo por ai". Linda.

Fernando Pessoa dizia que não enxergava os bons pela pele, mas pela pupila que brilha. Quando dizia isso, a da minha avó estava sim com um brilho questionador e uma tonalidade inquietante, aquilo que me dá total segurança em acreditar que tudo sempre dará certo.

Minha espanholinha nata, de sangue quente, capaz de fervilhar os dedos das mãozinhas já enrugadas, mas sempre macias e acolhedoras, assim como o olhar e o coração.

Descobri o que é amor de verdade com você. E sua companhia me faz enxergar a vida florida e tão bonita como tem que ser. Aliás, não te chamo de mãe a toa né? Parabéns, minha linda. Vou estar ao seu lado sempre, para o que der e vier. Pode ser que nem tão firme, mas sempre forte, assim como você me ensinou.

3 comentários:

  1. Duas lindas. Parabéns para ela. Por tudo, principalmente pelos 80 anos bem vividos. Que venham mais uns 30 por aí!

    Um beijo, meu amor. É lindo ver como você ama tua avó.

    Di

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pra D. Francisca, uma linda!
    Que venham muitos e muitos anos ainda pra vocês juntas.
    Vó é a melhor coisa do mundo, em alguns casos como o meu e o seu elas se igualam às mães na importância em nossas vidas.
    Quem tem uma, sabe.
    Bjão pra vcs.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra essa vó linda que você tem!
    Dá um beijão meu naquela bochecha fofa dela :)

    <3

    ResponderExcluir