Postagens populares

terça-feira, 10 de abril de 2012

Viver. Vida.

“Tinha precisado promover 32 guerras e havia precisado violar todos os pactos com a morte e se revirar feito porco na pocilga da glória, para descobrir, com quase quarenta anos de atraso, os privilégios da simplicidade.”

Essa frase, que está no livro Cem Anos de Solidão, do Gabriel García Márquez, me fez pensar muito no que a simplicidade das coisas realmente importa em nossas vidas.

Hoje, quase quatro meses depois do acidente que me deixou entre a vida e a morte, ainda me sinto fragilizada em comentar sobre o que aconteceu. Os olhos enchem de lágrimas, as mãos ficam trêmulas e a fala meio gaga. Sequer havia conseguido escrever. Até mesmo a página branca do Word me assustava, mas agora não mais.

Não enxergo o que aconteceu como algo ruim, pelo contrário, me serviu pra muita coisa. Dificilmente passo por uma pessoa sem notar os olhos dela, sem perceber se tem um sorriso de alegria ou tristeza no rosto, se está de saco cheio daquele dia de trabalho ou, principalmente, se está precisando de uma ajudinha em algo simples.

Nada acontece por acaso, o risco está presente 24 horas por dia e nos restam duas escolhas quando isso acontece: enfrentar tudo que está por vir ou se entregar de vez. Hoje mesmo vi, por meio de uma fotografia, um amigo que passou por algo parecido e também luta pela sobrevivência. Aliás, já lutou. Isso me emocionou tanto e me impulsionou a enfrentar o branco da primeira página. Assim como ele enfrentou a primeira fotografia.

O que a vida nos fez passar, talvez tenha sido um resgate. Resgate de tudo o que é bom e não notávamos, resgate das pessoas que nos amavam e até mesmo do dia a dia, que andava rápido e eu ainda passava correndo, como diria o Cazuza.

Notei pessoas que me queriam bem sem pedir nada em troca, pessoas que me acompanharam e me mantiveram ali, viva pelo menos para elas, enquanto eu dormia no coma e tinha apenas 5% de chance de sobreviver. Não é a toa que meus sonhos eram tão bons, a energia positiva atravessava minha mente.

Percebi que o amor é um sentimento contagiante. A vontade das pessoas em me manter ligada com o que há de superior foi feita pelo amor e pela esperança. O Amor mantém esse contato com tudo. Com a vida, com próximo e com a felicidade.

16 comentários:

  1. Você é a coisa mais linda e mais corajosa que eu conheço. É tanta serenidade e sabedoria pra caber em pouco mais de vinte anos d existência. Ninguém tem um fardo maior do pode dar conta de carregar, se o seu é pesado meu bem, é porque você é forte o suficiente pra ele :)

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeita para falar porque eu sou fã dos seus textos desde sempre. Parabéns, por mais uma vez, conseguir expressar tão bem seus pensamentos.
    Eu te amo...

    ResponderExcluir
  3. Pode ser um clichê, mas o amor supera qualquer coisa. Viva a vida, nesse caso, a sua! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Seu relato é importantíssimo para a reflexão que cada um de nós deve fazer acerca do que realmente vale a pena na vida. Grande beijo e boa sorte em tudo. Aguardando o seu retorno, quando o tempo assim determinar.
    Bjs,
    Mário Augusto

    ResponderExcluir
  5. Tem uma palavra que, de agora em diante, vai fazer mais parte do seu vocabulário: vigilância. Muita gente, ao longo da vida, tem chance de rediscutir seu papel diante da humanidade, mas joga fora porque é sempre mais delicioso e sedutor o egoísmo. É preciso se vigiar para ser mais útil ao próximo, mais amável, mais amigo, mais cidadão. O mundo já tem pestes suficientes para estragá-los, então, bora aproveitar a chance para deixar algo bom nele... começando com um pouquinho de nós mesmos... belo texto, querida....

    JAIRO MARQUES - SÃO PAULO/SP

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto! Um bom começo para um bom livro! =P

    ResponderExcluir
  7. Deus ama vc e vc tem muito o que fazer aqui ainda, acredite nisso.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo Rivka! Me emocionou!
    A vida é feita de momentos e pequenas coisas que, as vezes, simplesmente nao damos valor.

    ResponderExcluir
  9. O que aconteceu com você foi um milagre e o que te deu a vida novamente não foi o amor das pessoas, mas sim o amor de Jesus Cristo, o autor da vida. Ele com certeza esteve te olhando o tempo todo.

    ResponderExcluir
  10. Não haveria de ser de outra forma.
    Alguém com um sorriso tão lindo quanto o seu, não deixaria se abater por uma "peça" que a vida te pregou. Na mente e no coração de todos a certeza reinava, de que tudo iria passar e você voltaria a alegrar o dia daqueles que te cercam, sejam dos amigos super especiais, até os "conhecidos".
    É lindo ver sua capacidade de aprendizado, e poder aprender com você essa leveza que transparece no brilho dos seus olhos.
    Sem dúvidas foi muito especial te ver dançar ao comemorar mais uma etapa vencida da sua vida, sua formatura, que com certeza representou a vitória final da batalha mais difícil que você enfrentou até hoje.
    Este capítulo difícil se encerrou, com chave de ouro e um ponto final daqueles bem grandes.
    Desejo que você realize todos os seus sonhos, e que a vida sempre te traga sempre mais motivos para sorrir.
    Você é especial, um Ser iluminado, justamente por ser bem do jeitinho que você é.

    Com carinho.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  11. Rivka, olhar o lado bom de todas as coisas é o jeito mais bonito de se viver. Que dias que chegarão a ti sejam ainda mais contagiados desse amor, dessa esperança. Na vida, a gente colhe o que planta e não foi à toa que tantas pessoas se mobilizaram por você.
    Parabéns pelas vitórias.

    ResponderExcluir
  12. eu amo você, como sempre e pra sempre!
    desde os 13 anos e até o fim de tudo! <3

    ResponderExcluir
  13. Olá Rivka...pesquisando na internet sobre casos de coma induzido, acabei encontrando o seu vitorioso caso!! Estou com um amigo internado há três semanas, e passando pela mesma aflição que os seus amigos devem ter passado, e ler esses depoimentos e ver os vídeos me fez ver o quanto é importante a fé e a corrente positiva enviada ao paciente grave. Fico muito feliz com o desfecho do seu caso e isso me dá muita esperança e certeza de que meu amigo também sairá dessa, bem como você! Obrigada por compartilhar seu relato!! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa energia positiva com certeza é o que ele mais está precisando! Quando ele melhorar vai sentir todo esse amor e retribuir da melhor forma: vivendo. Força para ele! Força aos amigos! Abraços

      Excluir
  14. Muita gente que você nem imagina, acompanhou a sua história e torceu pelo seu bem. :)

    ResponderExcluir